quarta-feira, 22 de julho de 2009

influências musicais do espetáculo



Estou vendo o espetáculo assim:

É um espetáculo de origem tropicalista, há mistura de estilos e épocas, bem ao jeito de uma geração, que é a minha, que ainda teve a forte influência da MPB, de resistência contra a ditadura, mas que cresceu no auge da invasão musical pop norte-americana. Por tanto, ouvir Chico Buarque, Michael Jackson, não vestir camiseta "beba coca-cola", nem querer conhecer a Disnelândia, como a maioria das crianças, mas ouvir todos os sons pops, porcarias ou não, era bem possivel. Nasci para uma resistencia, mas cresci tropicalista.

Essa é a minha influência musical, porém o espetáculo fala de uma Diva, e uma diva do mundo musical, portanto, o trabalho se tornou muito musical. E eu descobri um enorme mundo de grandes artistas e intérpretes, da mpb dos anos 30, do blue americano até o clássico heavy metal inglês de Iron Maiden, passando por uma ótima música eletrônica. Finalmente, já não era sem tempo, comecei uma educação musical. Aprendi a cantar, como parte do desafio proposto para esse espetáculo, duas canções do repertório de Carmen; Disseram que Voltei Americaniza", de Luiz Peixoto e Vicente Paiva e South American Way, Jimmy Mac Hugh e Al Dubin, que o bando da Lua adaptou.

Começo com Aracy de Almeida, contemporânea de Carmen e de estilo bem diferente, a escuto no radio que ligo no camarim, outra referência forte à época e a um meio de comunicação que adoro.

Disseram...além da beleza da letra, fala de resistência, de certa revolta. É uma encomenda de Carmen a Luiz Peixoto, grande homem do teatro na época, depois da decepção sofrida em show beneficiente de 1940 no Cassino da Urca, quando a plateia, basicamente militar, lhe foi indiferente. Achei curioso o fato e linda a música e a sonoridade por ela proposta. Vários cantores gravaram, e muita gente nem sabe mais que foi escrita para ela, consequencia do bem que é por todos compartilhado.

Depois Ai, ai, ai... minha deixa para fazer meus comentários. Brinco com o sotaque carregado que era sua marca, e falo de ser Americana! Novamente, outra caracteristica da geração tropicalista "somos brasileiros e estrangeiros", já dizia Caetano Veloso.

Entre uma canção e outra ataco, por ora, com a música Tropicália de 1967, composta por Caetano, uma total mistura de sons, algo provocador na época. É uma loucura total. Ali sou eu colocando toda munha loucura para fora, loucura que sai de cartas que jogo no chão, cartas de ex-amores, ex-amizades, ex- Helenas... balde cheio de rolhas...

Desnecessário dizer, que fiquei vidrada nas cantoras, em como elas cantam e mostram na voz, tudo o que pensam ou sentem.

Nenhum comentário: