sábado, 3 de junho de 2017

Um simples exercício de escrita

                                              Exercícios de escrita. Oficina com Clara Averbuck/ maio de 2017. #GWS

               
  Criar um texto a  partir dos  três  elementos: um país distante, um animal desconhecido, uma pedra.

                O mês de abril de 2017 ficará para a história da família de Branca como o mês que viveram um sentimento de montanha russa; em um espaço de 30 dias, ficaram milionários, Branca soube de sua origem negra e africana, seu pai ficara doente e perderam tudo o que mal ganharam em uma internação hospitalar.

Tudo começou em uma bela manhã de pré-outono quando receberam uma carta cujo o selo era da Tanzânia. Reuniram a família e abriram a carta. Tratava-se de uma notificação do governo de uma cidade daquele país, que através de documentos oficiais descobrira parentes de uma tia avó de seu pai no Brasil.  Soube então, naquele momento, da origem negra de parte de sua família até então desconhecida para ela e negligenciada pelos mais velhos ( todos se autodeclaravam brancos, apesar de Branca achar estranho). Era uma tia que não deixara herdeiros, havia ficado no país para lutar contra o racismo, se tornado criadora de gnus – o boi-cavalo típico da região – e, com esse dinheiro construído uma fundação para cuidar de meninas vítimas de circuncisão feminina. Tudo o que essa parente colocara em testamento era o desejo de alguém continuar o que começara.

Agora, próxima aos 40 anos, Clara descobre que descende de negros africanos, que é milionária e que tem assuntos na Tanzânia para continuar.  O pai é o único parente que  poderia receber a herança.

Marcaram as passagens e foram para a Tanzânia, resolveram todos os aspectos burocráticos da herança e em pouco tempo  venderam a fazenda, visitaram a fundação etc. No dia em que se preparavam para voltar ao Brasil, seu pai é acometido por uma dor lancinante e é levado ao hospital da cidade. Ele tinha uma pedra no rim e precisava ser operado de emergência.

No país não havia um sistema público de saúde e a família perdeu tudo o que acabara de ganhar numa simples operação de pedra no rim.



Nenhum comentário: